quarta-feira, 29 de março de 2017

Alunos contribuem para o enriquecimento da fábula criada pelo Prof. Paulo Oliveira

A história "Unidos Jamais Seremos Vencidos" foi apresentada de novo na Biblioteca Escolar "O Ventoinhas", desta vez à turma da Professora Madalena (2.º AS).
O Professor Paulo Oliveira contou esta breve fábula, da sua autoria, que se “passa” numa zona da Beira Alta e em que são os animais, das quintas e nos seus habitats naturais, que, face à inércia dos habitantes e das autoridades locais, chamam a si a responsabilidade de defender, com coragem e determinação, um rio ameaçado, onde já não há vida.
A ação concertada dos animais (todos a “gritar” intensamente de meia em meia hora, deixando os habitantes à beira de um ataque de nervos…) obrigou os humanos a limparem o rio e a acabarem com as descargas poluentes. A pouco e pouco, fauna e flora voltaram. Tal como as crianças que regressaram aos banhos de Verão nas belas praias fluviais do rio renascido.
“Unidos jamais seremos vencidos” – foi o grito de alegria entoado pelos animais, reunidos em assembleia magna dirigida pela vaca Cornélia, o burro Bráulio, o galo Jeremias, o lobo Horácio e cavalo Veloz. Os alunos do 2.º AS deixaram contributos para o enriquecimento da história.
Em breve será inaugurada uma exposição com desenhos feitos pelos alunos e será instalado um aquário virtual com exemplares de peixes de rio. A coisa promete...

Sem comentários:

Enviar um comentário