segunda-feira, 20 de março de 2017

“Unidos jamais seremos vencidos”

A biblioteca “O Ventoinhas”, como habitualmente nas manhãs de segunda-feira, recebeu hoje, dia 20 de março, a Sala Azul e a Sala Verde.
A atividade, desdobrada em duas sessões, transformou-se numa animada sensibilização para os desafios da sustentabilidade e de defesa do meio ambiente. Além dos grupos de educação pré-escolar, esta atividade destina-se também a alunos do 1.º Ciclo.
O Professor Paulo Oliveira contou uma breve fábula, da sua autoria, que se “passa” numa zona da Beira Alta e em que são os animais que, face à inércia dos habitantes e das autoridades locais, chamam a si a responsabilidade de defender, com coragem, um rio ameaçado, onde já não vivem peixes (truta, sável, boga, enguia, barbo, fataça, lampreia, carpa, achigão…), nem rãs, nem mesmo plantas…
A ação concertada dos animais (todos a “gritar” intensamente de meia em meia hora, deixando os habitantes à beira de um ataque de nervos…) obrigou os humanos a limparem o rio e a acabarem com as descargas poluentes. A pouco e pouco, fauna e flora voltaram. Tal como as crianças que regressaram aos banhos de Verão nas belas praias fluviais do rio renascido.
“Unidos jamais seremos vencidos” – foi o grito de alegria entoado pelos animais, reunidos em assembleia magna dirigida pela vaca Cornélia, o burro Bráulio, o galo Jeremias, o lobo Horácio e cavalo Veloz.
Nota final – esta fábula será enriquecida à medida que é apresentada aos diferentes grupos de alunos, que também trabalham o vocabulário (peixes e flora dos rios, “vozes” dos animais, interior versus litoral, etc) e o desenho criativo (incentivando a dinamização de exposições de peixes desenhados pelos alunos).


 

Sem comentários:

Enviar um comentário