segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Ouvir histórias e canções na Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar de Santo Estêvão das Galés passa a contar com mais um recurso de promoção da leitura: um leitor MP3 para ouvir histórias e canções. 
Entusiasmados, os alunos já lhe estão a dar o devido uso!


Keep Calm and Read!

As turmas dos 3.º e 4.º anos passarão a contar, mensalmente, com a dinamização de uma história em língua inglesa, através da atividade Keep Calm and Read, no âmbito do projeto Ler +.
Chegaram já à Biblioteca Escolar os primeiros livros para a realização desta atividade.


O Saco Viajante

Partirá hoje, da Escola Básica de Santo Estêvão das Galés, o "Saco Viajante"! Com o objetivo de promover a leitura entre pais e filhos, o "Saco Viajante" integra livro(s), revista(s), jogos e/ou outros recursos, bem como um diário de bordo onde se sugere que pais e filhos escrevam algo sobre a sua experiência com o "Saco Viajante".




quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

“Água, esse bem precioso”

Onde é que está e como circula a água no planeta azul? A resposta pode estar no texto de apoio nº 2 que, sob o lema “Água, esse bem precioso”, já foi distribuído pelas turmas do 1º Ciclo, iniciativa da Biblioteca “O Ventoinhas”.
Os alunos já realizaram exposições sobre a matéria, que continua a ser abordada nas aulas dos professores Luís, Madalena, Clorinda e Margarida.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

"Trocas e Baldrocas": momentos de boa disposição com a turma do 1.º ano

Uma expressiva leitura a dois, com vozes de animais trabalhadas com criatividade, proporcionou momentos de boa disposição na biblioteca "O Ventoinhas", nesta segunda-feira, 9 de janeiro, envolvendo os alunos do 1.º ano. O professor Luís e o professor bibliotecário, Mário Gomes, leram passagens de "Troca e Baldrocas", de Roberto Castro e Margherita Micheli.


sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O Ventoinhas faz 8 anos

Em ambiente de grande animação, celebrou-se hoje o 8.º aniversário do Ventoinhas. 
Aproveitou-se a ocasião para dinamizar sessões com todos os grupos/turmas da Escola, com a apresentação do livro editado pela turma do 3.º ano - "Saberes do Povo".
Os alunos do 3.º ano explicaram algumas das expressões populares apresentadas no livro.
Cantaram-se os parabéns ao Ventoinhas e o professor bibliotecário, Mário Gomes, lançou o desafio de se arranjar uma amiga para o Ventoinhas. As crianças e alunos de todos os grupos e turmas aceitaram o desafio e, até ao final do ano letivo, o Ventoinhas irá conhecer a sua nova amiga.



quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

TOP de livros mais requisitados - dezembro/2016

No TOP dos livros mais requisitados, pelos alunos, durante o mês de dezembro/2016, encontram-se os seguintes títulos:

"Carta de Rumblewick"

"Avós ... Gosto Muito de Vós"

"A Minha Terra"